Durante a segunda quinzena de setembro, Barcelona celebra todos os anos "La Mercè", ou seja, a sua Festa Maior. Uma Fiesta Mayor que poderíamos definir como uma festa de festas, multitudinária e popular, que numa semana reúne entre 1.500.000 e 2.000.000.000 de pessoas em diferentes espaços públicos da cidade, para acompanhar e desfrutar das numerosas actividades culturais, artísticas e festivas.
A cidade transforma-se num grande palco que transborda de imaginação e fantasia. O envolvimento de um grande número de grupos e entidades é o seu grande segredo. Empresas privadas, patrocinadores e colaboradores dão o seu apoio. Para além disso, todas as propostas, desde as mais populares às mais sofisticadas e minoritárias, são gratuitas.
E o que é que se pode ver durante La Mercè?
- Destaca-se o teatro de rua: dança, circo, bandas de música, propostas de elite ou espectáculos itinerantes que se agrupam sob o nome de MAC (Mercè Arts de Carrer, Mercè Arts de Carrer).
- Espectáculos noturnos de grande formato: relacionados com a luz e as novas tecnologias, através de projecções artísticas em edifícios e monumentos, ou com fogo e pirotecnia.
- Actividades tradicionais: "toc d'inici" (abertura das festividades), desfile de gigantes, torres humanas ("castellers"), sardanes, grupos de coros e de danças, "correfocs", desfiles de "bastoners", "grallers" e "trabucaires" que reúnem um total de 600 000 pessoas.
- A música também desempenha um papel importante durante a festa "La Mercè". Duas propostas são combinadas: uma série de concertos programados para todos os tipos de público e o BAM (Barcelona Acción Musical), um festival de música independente que reúne o melhor da cena musical catalã e do resto de Espanha, bem como algumas figuras internacionais de topo.
- O festival ACV (Acción Cultural Viva), que para além de propostas musicais transgressivas, inclusivas e experimentais, oferece uma Feira do Disco, uma emissão de rádio comunitária em direto, vários workshops e actuações, e o Discofòrum, um espaço para ouvir, partilhar e falar de música.
- La Cursa: uma corrida de 10 km que passa pelos locais mais emblemáticos de Barcelona. É bom vê-la, mas nesta atividade, o melhor é participar.
La Mercè 2023
A proclamação e o pregoeiro
Najat El Hachmi é uma proeminente escritora de origem marroquina que se mudou para Vic aos oito anos de idade. A sua obra literária explora temas de identidade, migração e multiculturalismo, tendo sido elogiada pelo seu estilo narrativo e pela sua capacidade de retratar as complexidades da experiência dos imigrantes. O seu romance "El lunes nos querrán" é uma das suas obras mais aclamadas.
A cidade convidada
Todos os anos, Barcelona declara uma cidade convidada que tem uma relevância especial na seleção dos eventos. Kiev é a cidade convidada da La Mercè 2023, pelo que a La Mercè deste ano estará imbuída da cultura e do talento da capital ucraniana. Kiev deixará a sua marca numa das tradições mais enraizadas do património de Barcelona epresenteará a cidade com dois gigantes que representam os seus príncipes sagrados, Olga e Volodymyr. Serão apresentados no Toc d'Inici e participarão como convidados no desfile da Mercè. Deste país da Europa de Leste também poderemos ver algumas das suas próprias danças. O grupo Kyiv Academic Theater of Ukrainian Folklore "Berehynia" oferecerá um espetáculo e um workshop abertos a todos. Haverá também uma atuação de dança contemporânea por Alina Sokulska. Outros eventos de destaque serão o Cabaret de Circo apresentado por Itziar Castro no Castelo de Montjuïc, com a participação de artistas ucranianos (23, 24 e 25 de setembro); e o Ukraine Fest no Palacete Albéniz (24 de setembro), com uma feira de artesanato e espectáculos de teatro, dança e música de artistas do país refugiados na Catalunha.
A Mercè tradicional
La Mercè é, acima de tudo, a tradição na sua forma mais pura. Nas ruas e praças do bairro da Ciutat Vella e de algumas zonas do Eixample, podem ver-se desfilar e dançar os Gigantes da Cidade, a Águia, o Touro, a Mulassa, a Víbria e os restantes seres do imaginário festivo de Barcelona. Se gosta de emoções fortes, siga pelas ruas de Barcelona os diabos e os tambores do Correfoc, que há dias preparam a pólvora, e não perca o dia dos Castellers, as manhãs dos Grallers, os Trabucaires e os Bastoners.

A música
Música Mercè
Este ano, nos palcos de La Mercè, ouvir-se-ão sons dos mais diversos estilos e origens, como o pop intemporal de Selma Bruna, a melhor variedade da Cadena 100, danças sinfónicas com a Banda Municipal de Barcelona e a Orquestra Sinfónica de San Antonio (Texas), sons festivos do Japão, sardanas, o concerto de BOYE na praia de Bogatell (electrorap, indie e funk), a música latina de iLe ou o espetáculo de drones 30 anos Vila Olímpica na praia de Bogatell.
BAM (Barcelona Acció Musical)
Com o BAM, Barcelona enche os seus palcos com bandas emergentes do panorama musical catalão, espanhol e internacional. Um programa com mais de trinta espectáculos que inclui propostas musicais e artísticas de diferentes estilos, origens, corpos e culturas. O BAM é um espaço para voltar a desfrutar da representação das diferentes alternativas que são uma realidade na sociedade atual. Como Kiev é a cidade convidada de La Mercè 2023, o BAM inclui duas propostas da Ucrânia, com a eletrónica de Poly Chain e o hiphop de Alyona Alyona.
ACV (Ação Cultural Viva)
Na edição deste ano, a Acció Cultura Viva terá lugar em diferentes espaços de Sant Andreu, com o palco principal na Plaça de Can Fabra, com um palco maior e coberto, e o dia de encerramento em Nau Bostik. O programa oferece actividades participativas e workshops, um debate sobre os modelos de festivais de música, a Feira do Disco Independente, vários espaços gastronómicos, programas de rádio, concertos de pequeno formato e muito mais.
O MAC (Mercè Arts de Carrer)

O MAC 2023, o festival de teatro, circo e instalações performativas ao ar livre de Barcelona, terá lugar em vários locais emblemáticos da cidade. A Estació del Norr, o Palacete Albéniz, o Castelo de Montjuïc e outros locais acolherão um programa variado que incluirá dança contemporânea, novas tecnologias, marionetas, teatro de rua e muito mais. O festival contará com artistas locais e internacionais, como Carla Sisteré, UnaiUna, Lali Ayguadé, e companhias de renome, como o Teatro Académico de Kiev "Berehynia", da Ucrânia, oferecendo uma experiência cultural única durante quatro dias de festa.
O Parc de la Ciutadella não estará disponível este ano devido a obras em curso.
Luz e fogo
O Festival Internacional de Pirotecnia e o Piromusical
Três dias de pirotecnia. Nos dias 22 e 23 de setembro, com o Festival Internacional de Pirotecnia e, no dia 25 de setembro, com o Piromusical, que todos os anos encerra as festividades de La Marcè. O Festival Internacional de Pirotecnia terá lugar na praia de Barceloneta, onde o AlBahiya Palace promete criar um espetáculo único e deslumbrante com a mais recente tecnologia. Será uma explosão de cores e efeitos especiais no céu.
O fogo de artifício será mais uma vez o protagonista do Piromusical, um dos eventos mais importantes de La Mercè. Haverá um espetáculo de fogo de artifício a partir de Montjuïc e uma grande festa pública na Avinguda de la Reina Maria Cristina. O Piromusical é um festival emblemático de Barcelona que combina fogo de artifício e música sincronizada. Nesta edição de La Mercè 2023, o festival contará com uma banda sonora de Sónar para celebrar os seus 30 anos de existência. A Pirotecnia Igual, uma empresa catalã com uma longa tradição no fabrico de fogo de artifício, será responsável por iluminar o céu de Barcelona com uma proposta inovadora. Esta colaboração entre Piromusical e Sonar promete ser um acontecimento inesquecível.

Todos os espectáculos de fogo de artifício começam às 22:00 h.
Mais Mercè
Descontos e actividades de pagamento
Durante a edição deste ano de La Mercè, poderá desfrutar de duas visitas guiadas especiais à Casa Amatller e ao Palau Baró de Quadrasduas jóias do modernismo em Barcelona.
Portas abertas
Nos dias 22, 23 e 24 de setembro, às 16h00, a Sagrada Família organiza jornadas de portas abertas. Também pode visitar gratuitamente o centro de arte de Santa Mònica e a Biblioteca Pública de Arús.
Actividades gratuitas
De 19 a 24 de setembro, o Mercès, e um acompanhante, poderão entrar gratuitamente no MNAC. Lembre-se também que a Feira do livro antigo e moderno em segunda mão realiza-se no âmbito de La Mercè.
Desporto em La Marcè
Durante o festival, há eventos clássicos como a Corrida La Mercè, que, atenção, tem lugar no domingo, 17 de setembro, mas também haverá o festival de desportos radicais Extreme Barcelona (17 de setembro), um Torneio Internacional de Softball Senior Masters (22 de setembro), o TICB - Barcelona Harbour Crossing and Aquathlon (23 de setembro), o Inclusive Fitness Festival (24 de setembro), entre outros eventos desportivos.
Adicionar novo comentário