O D'A Film Festival Barcelona 2023 chega à sua 13ª edição com o melhor cinema de autor produzido no mundo : uma combinação de diretores novos e consagrados, filmes que triunfaram em outros festivais internacionais e com atenção voltada para as novas tendências do cinema.
A edição 2023 do D'A Film Festival Barcelona
D'A 2023 dedica a sua retrospectiva a Joanna Hogg , uma das realizadoras essenciais do cinema europeu. A realizadora britânica apresenta o seu mais recente filme, The Eternal Daughter , protagonizado pela sua amiga Tilda Swinton . Hogg explora as relações pessoais de forma poética e profunda, mas sob uma aparência requintada, íntima e delicada. No Focus que D'A lhe dedica com a colaboração da Filmoteca de Catalunya , pode-se ver Exhibition (2013), The Souvenir (2019) e The Souvenir II (2021).
O festival inaugura uma nova secção dedicada aos concertos audiovisuais com a estreia catalã de Plena Pausa , o espetáculo criado por J de Los Planetas a partir das imagens do arquivo de Iván Zulueta recuperadas pela Cinemateca Espanhola .
Entre os grandes filmes do festival teremos O Mestre Jardineiro de Paul Schrader , filme estreado na Bienal de Veneza e estrelado por Joel Edgerton e Sigourney Weaver , com o qual o veterano roteirista e diretor fecha uma trilogia particular dedicada ao perdão e à redenção. Serão também exibidos os dois grandes filmes do momento do cinema português: El trio em E bemol de Rita Azevedo , filme meta-cinematográfico baseado na peça homónima de Eric Rohmer , e o mais recente filme de João Pedro Rodrigues , Fire fatuo , vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Sevilha e no qual o diretor de El ornitólogo apresenta um musical maluco.
Abertura e fechamento
O D'A – Festival de Cinema de Barcelona será aberto com Crônica de um Amor Efêmero , do diretor francês Emmanuel Mouret , estrelado por Vincent Macaigne , que recebeu sua sexta indicação ao Prêmio César. Tanto o realizador como o ator principal estarão presentes no festival para apresentar o filme. O festival fechará com um dos filmes espanhóis mais esperados do ano, 20.000 espécies de abelhas , o filme de estreia do diretor Estibaliz Urresola Solaguren que conta a história de uma garota trans. O filme competirá na seção oficial da Berlinale 2023 e terá sua estreia catalã no D'A.
Os grandes nomes do D'A
Entre os nomes de destaque do D'A 2023 temos Tilda Swinton, Paul Schrader, Vincent Macaigne, Emmanuel Mouret, Rita Azevedo, Mariano Llinás ou João Pedro Rodrigues. A renovação do cinema independente espanhol e catalão vem das mãos de Alba Cros, Amat Vallmajor ou do grupo de cinco cineastas que dirigiram Un sol radiante.
As seções do D'A
- Direções : diretores consolidados do cinema mundial.
- Talentos : diretores com menos de três filmes em sua filmografia.
- Transitions : autores emergentes que já são mais do que promessas.
- Foco : seção retrospectiva, dedicada este ano ao 60º aniversário da Semana da Crítica, a mais antiga seção paralela do Festival de Cinema de Cannes.
- Estreias : as estreias do festival.
- A Collective Impulse 2022 : fará uma revisão do estado do cinema espanhol produzido fora do oficialismo.
- Sinfonias da Cidade : projeto produzido pelo CCCB que apresenta diferentes percepções da cidade a partir da perspectiva de seis diretoras e um coletivo.
- Filmin Emergents: filmes de novos realizadores.
- Concertos audiovisuais: séries de concertos.
Adicionar novo comentário